quinta-feira, 8 de agosto de 2013


Refugiados da Guerra do Vietnam passam mais de 40 anos escondidos

Refugiados da Guerra do Vietnam passam mais de 40 anos escondidos.

Pai e filho voltam à cidade de onde fugiram após 42 anos de exílio.
Em 1971 mais uma família vietnamita tinha sua casa invadida e bombardeada por soldados em guerra, e o pesadelo começado há mais de 40 anos moldou a vida inteira de pai e filho que, desde então, viviam refugiados em uma floresta em seu país. Quando Ho Van Thanh, que hoje tem 82 anos, viu sua casa sendo destruída não teve outra saída a não ser seguir seu instinto de sobrevivência e fugir. Com ele, um filho conseguiu ir junto, enquanto sua mulher e mais duas crianças acabaram morrendo.
Outro filho do casal conseguiu sobreviver e morou com um parente. Alguns anos depois, em 1983, esse filho conseguiu encontrar o pai e o irmão, mas nada os fez desistir da vida na selva e voltar para a cidade. Desde então, ele ia visitar a família e aproveitava para levar alguns itens como alimentos e roupas.
Pai e filho, depois de anos vivendo em meio à floresta, chegaram a fugir do filho que morava na cidade e tentava levá-los à força algumas vezes. Os aceitaram ser resgatados ontem, dia 7, porque o pai está muito debilitado e precisa de cuidados médicos. No local onde viviam foram encontrados alguns utensílios e roupas, embalados da mesma forma como chegaram. Tanto pai quanto filho vestiam tangas e usavam armas e utensílios feitos com o material que encontravam na floresta. Ao lado do local onde viviam, a 40 km da província de Quang, havia uma horta, com alimentos cultivados por eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário